A NATUREZA E O TEMPO. DE QUE SE TRATA? (RE)APRESENTAÇÃO

A NATUREZA E O TEMPO. DE QUE SE TRATA? (RE)APRESENTAÇÃO
por Euler Sandeville
novembro de 2017

 

O sítio “A Natureza e o Tempo (o Mundo)” é um projeto que foi iniciado em janeiro de 2016 visando ampliar o diálogo dos avanços nos estudos que desenvolvo desde a década de 1980 sobre a história da cultura através das representações e das poéticas implicadas na produção humana ao longo dos tempos. Ainda que neste sítio adote uma periodização diferente, e tenha interesse em durações e temáticas diferentes, penso que o seguinte trecho de Hannah Arendt resume bem um eixo essencial da proposta em desenvolvimento aqui:

Cientificamente, a era moderna começou no século XVII e terminou no limiar do século XX; politicamente, o mundo moderno em que vivemos surgiu com as primeiras explosões atômicas. Não discuto este mundo moderno que constitui o fundo sobre o qual este livro foi escrito. Limito-me, de um lado, a uma análise daquelas capacidades humanas gerais decorrentes da condição humana, e que são permanentes, isto é, que não podem ser irremediavelmente perdidas enquanto não mude a própria condição humana. Por outro lado, a finalidade da análise histórica é pesquisar as origens da alienação no mundo moderno, o seu duplo voo da Terra para o universo e do mundo para dentro do homem, a fim de que possamos chegar a uma compreensão da natureza da sociedade, tal como esta evoluíra e se apresentava no instante em que foi suplantada pelo advento de uma era nova e desconhecida. (Hannah Arendt2).

Caspar David Friedrich (1774-1840), Caminhante Sobre o Mar de Névoa1.

Os textos de apresentação neste portal, se não indicado o contrário, são assinados por Euler Sandeville Jr. O próprio blog é entendido como em processo, dinâmico, um exercício de formalização dos conteúdos. Por essa razão os textos podem ser sucessivamente atualizados, revistos, e até reescritos por completo, recomendando-se que o leitor verifique sempre a data da última atualização. Procurarei colocar no início ou fim de cada página a indicação da última atualização, sempre que for substancial.

No cabeçalho do sítio você encontra o linque para cada uma das principais seções que organizam o conteúdo. Nessas páginas você pode acessar todo o conteúdo da respectiva seção. O menu superior, portanto, é o acesso ao principal sumário de conteúdos do sítio. No menu lateral você encontrará informações adicionais sobre o sítio, acesso a todas as postagens conforme sua respectiva seção (em alguns casos, uma postagem pode ser catalogada em mais de uma seção) e, quando necessário, poderá encontrar seções não indicadas no menu superior à medida em que se complexificar o conteúdo do sítio. Também são indicadas as últimas postagens.

A disponibilização de artigos na internet é hoje um problema, pois o copiar e colar por vezes leva a uma omissão do trabalho que o inspirou. Ao utilizar material deste sítio, seja como referência, seja transcrevendo-o, solicito que cite adequadamente a fonte, e no caso de transcrição o trecho que vier a ser assim disponibilizado seja claramente demarcado. Além disso, fazendo assim, você ajuda o acesso ao trabalho que desenvolvo com alunos e outros colaboradores.

Para facilitar, cada artigo apresenta no início ou ao seu final a forma de citação adequada. Basta copiá-la atualizando a data de visitação. A atualização da data é importante caso depois se deseje verificar se ainda corresponde à última versão disponível. Todo o conteúdo é editado por mim, sem aporte de recursos se não for indicado o contrário e é disponibilizado conforme TERMO DE USO/IMAGENS disponível na seção SOBRE. Seu uso, no todo ou em partes, deve respeitar esses termos, sempre citando de modo claro este autor.

Todos os linques externos a este sítio abrem em uma nova janela, permitindo a continuidade da navegação. Eventualmente, linques internos que redirecionam conteúdos, poderão abrir em nova janela. Como este projeto está em elaboração contínua, agradeço eventuais correções e sugestões, inclusive sobre linques quebrados ou o que seja necessário.

.


NOTA:

  1. By Caspar David Friedrich – Web Gallery of Art, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1037098. This work is in the public domain in its country of origin and other countries and areas where the copyright term is the author’s life plus 100 years or less. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Caspar_David_Friedrich acesso em 09/03/2016.
  2. ARENDT, Hannah. A condição humana. Trad. Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense, 2004 (1958), pag. 14

Obs.: foto do cabeçalho: Euler Sandeville Jr., 2010, folha de palmeira..


cite este artigo:

para citar este artigo:
SANDEVILLE JR., Euler. “A natureza e o tempo. De que se trata? (re)apresentação”. A Natureza e o Tempo (o Mundo), on line, São Paulo, 06 de novembro de 2017. Disponível em https://poeticasdapaisagem.wordpress.com/a-natureza-e-o-tempo-de-que-se-trata-reapresentacao/ com acesso em XX/XX/201X.

Consulte TERMO DE USO/IMAGENS disponível na seção SOBRE


uma proposta de euler sandeville

 

 

 

Anúncios