grupo de estudos

GRUPO DE ESTUDOS SOBRE HISTÓRIA DA NATUREZA
Prof Resp. Euler Sandeville Jr.
Pesquisadores Gabriel de Andrade Fernandes, Clara Meurer, Fernanda Lie Sakano

 

O grupo se reúne para leituras, debates e conversas sobre história da natureza. No primeiro semestre de 2017 as reuniões serão às quartas-feiras à noite, mas m datas previamente acordadas. Se deseja participar deve entrar em contato com o professor responsável

Para o segundo semestre de 2017 estamos organizando as atividades, com o fim da leitura do instigante livro de Robert Lenoble, a leitura de alguns textos de Tim Ingold e a retomada de Bruno Latour, reconhecendo a tensão entre os dois autores. Em breve teremos novas informações.

Acompanhe na Agenda as atividades em curso, datas e horários.

Desde maio de 2016 estudamos os seguintes livros:

LENOBLE, Robert. História da ideia de natureza. Tradução Teresa Louro Pérez. Lisboa, Edições 70, 1990. Chamada: O homem sempre observou a natureza, só que não era a mesma. Continuamos a estudá-lo no primeiro semestre de 2017.

THOMAS, Keith. O homem e o mundo natural. Mudanças de atitudes em relação às plantas e aos animais (1500-1800) (1983). Trad. João Roberto Martins Fo. São Paulo: Companhia das Letras, 1988. Chamada: Havia um conflito crescente entre as novas sensibilidades e os fundamentos materiais da sociedade humana.

LATOUR, Bruno. Jamais Fomos Modernos. Editora 34, 1994. Chamada: Os modernos não pararam de criar objetos híbridos com a natureza e a técnica, sobre os quais se recusam a pensar.

 

Anúncios