BREVE APRESENTAÇÃO
Euler Sandeville Jr.
Professor, Arquiteto e Urbanista, Arte Educador.

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meu blog pessoal

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MINHAS LINHAS DE PESQUISA

    • HISTÓRIA DA CULTURA E DA PAISAGEM. ARTE, NATUREZA E CIDADE. É um estudo (que teve início na década de 1980) das heranças, sensibilidades e ideários na apreciação e transformação das paisagens, das formas de sua representação e conceituação e na constituição de um campo de atuação profissional designado como paisagismo ou arquitetura da paisagem. Indaga-se sobre a construção histórica da noção moderna de paisagem e natureza e da noção contemporânea de natureza e ambiente, em uma perspectiva crítica dos nexos culturais no processo de sua produção. Pretende-se seu desenvolvimento a partir de abordagens integrativas de diferentes séries documentais (narrativas, memórias, relatórios, artes plásticas, música, cinema, e outras fontes) e da construção do espaço (arquitetura, urbanismo e urbanização, paisagismo) no contexto social, cultural e histórico em que se engendram. Coloca-se em indagação as visões de mundo e significados, bem como os esforços interpretativos, que os diversos sujeitos e projetos mobilizam no âmbito do imaginário e da cultura e nos processos de produção social das paisagens, suas formas de subjetivação, apropriação, valoração e gestão.

Em 2016 inicia um módulo denominado A NATUREZA E O TEMPO que inspira este sítio.

    • PAISAGEM, CULTURA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL, A pesquisa encontra-se parcialmente encerrada e teve como ênfase o estudo de CONCEITOS, MÉTODOS, PROCESSOS COLABORATIVOS E APRENDIZAGEM EM AÇÃO para compreensão e transformação das paisagens em que vivemos. Deu origem em 2005 ao grupo de pesquisa Paisagem Cultura e Participação Social e ao Laboratório Gestão e Projeto do Espaço, denominado a partir de 2010 Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade, e contribuiu para a criação de Monumento Natural em Atibaia, de projetos educativos comunitários e de conservação do patrimônio cultural, de legislação urbanística inovadora (Territórios de Interesse da Cultura e da Paisagem), Observatório de Remoções, Universidade Livre e Colaborativa e outros desdobramentos importantes. Adotou-se a noção de paisagem como experiência partilhada socialmente construída (Sandeville Jr., 2011), reconhecendo suas tensões e contradições, evidenciando o drama humano que abrigam em sua dimensão histórica, ecológica e cultural. Seus fundamentos, projetos, áreas trabalhadas em diversas regiões do país e no exterior estão indicadas em https://ensinoepesquisa.wordpress.com/. O objetivo foi estabelecer uma base conceitual e metodológica para estudos em um enfoque cultural das paisagens, valorizando a imersão e vivência do pesquisador como imprescindível ao estudo da paisagem, na apreensão crítica das percepções, valorações, modos próprios de construir e significar paisagens. Foram realizados também estudos no sentido de análise da gestão, enquanto ação institucional e de política pública e com referenciais de planejamento ambiental. A pesquisa realizou-se pela articulação com projetos de ensino, extensão e orientação a projetos de pesquisa e alunos de graduação, pós-graduação, iniciação científica e pré-iniciação científica, tendo gerado vários artigos em revistas acadêmicas e seminários técnicos, além de oficinas e workshops e ações em parceria com agentes públicos e da sociedade civil visando proteção ambiental e qualificação do espaço público urbano, a partir de processos participativos. Foi dada grande atenção à vivência dos pesquisadores e seus interlocutores em sua dimensão existencial e antropológica, aos estudos de história oral e observação participante e à contextualização nos processos de produção social do espaço e nas relações sociais implicadas nesses processos em particular. Desde 2008 a pesquisa adotou como prioritário estudos na Região Metropolitana de São Paulo e busca agregar ao que já se trabalhava na etapa anterior processos colaborativos de construção de conhecimento e de construção de políticas públicas. Entre 2011 e 2014 a partir dos projetos anteriores gerou o projeto Universidade Livre e Colaborativa, desenvolvido com moradores de região de Perus. Em 2014 e 2015 tem como prioridade os Territórios de Interesse da Cultura e da Paisagem.

MINHA FORMAÇÃO

  • LIVRE DOCENTE PELA FACULDADE DE ARQUITETURA E UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (2011, Paisagens Partilhadas).
  • MESTRADO E DOUTORADO EM ESTRUTURAS AMBIENTAIS URBANAS pela Faculdade de Arquitetura e Universidade de São Paulo (1993, A Herança da Paisagem; 1999, As Sombras da Floresta. Vegetação, Paisagem e Cultura no Brasil),
  • pós-graduação em ECOLOGIA (USTJ, 1996),
  • graduação em ARQUITETURA E URBANISMO pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1981),
  • graduação em EDUCAÇÃO ARTÍSTICA pela Faculdade de Belas Artes (1984),

INSERÇÃO INSTITUCIONAL

Professor Associado (Livre Docente) da Universidade de São Paulo na FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO – graduação e pós-graduação. Professor do Programa de Pós-Graduação em CIÊNCIA AMBIENTAL do Instituto Energia e Ambiente (2003-2017).

  • É professor da FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA USP na graduação e pós-graduação desde 2001 e na pós-graduação do Programa de Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente da USP (2003-2017).
    Criou e coordenou o Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade (LABCIDADE, FAU USP 2005-2016) e o Grupo de Pesquisa (FAU USP/CNPQ) PAISAGEM, CULTURA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL e membro do Grupo de Pesquisa PAISAGEM, CIDADE, HISTORIA (FFLCH USP).
  • Foi Coordenador (2005-2008) e Vice-Coordenador (2008-2014, 2017-2019) da Área de Concentração Paisagem e Ambiente do Programa de Pós-Graduação da FAU.USP e foi Coordenador do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM.USP – 2006 a 2010).
  • Foi Assistente Técnico da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana, PMSP (1989-1992), foi professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da EESC USP, São Carlos, atuou em escritório próprio com projetos premiados e livros publicados, foi professor universitário em cursos de Arquitetura e Urbanismo da graduação da Universidade Braz Cubas, Uniban, FMU, FAAP, Unisantos e de Administração Hoteleira na graduação e pós-graduação da Unibero.
  • Trabalhou em ensino de I e II Graus e Supletivo, Museus, Teatros, Faculdades de Arquitetura, na Secretaria de Cultura e na Secretaria de Habitação de São Paulo.

 


 

 

 

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